quarta-feira, 16 de junho de 2010

Eu sou feliz por mim mesma


Recebi um e-mail de uma amiga , que falava sobre a arte de ser feliz . É de autoria de Madre Tereza de Calcutá . Ela conta que ,em um encontro de casais , alguém perguntou a uma das esposas presentes , se o marido a fazia feliz de verdade . E , paragrande espanto do marido e dos demais presentes , ela respondeu :

-Não , o meu marido não me faz feliz !” (nesse momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima). E ela continuou:

-Meu marido nunca me fez feliz ! Eu sou feliz . O fato de eu ser feliz ou não , não depende dele e sim de mim . Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade...

Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida , pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa , coisa ou circunstância sobre a face da terra , eu estaria com sérios problemas .

Tudo que existe nesta vida , muda constantemente : o ser humano, as riquezas , o meu corpo, o clima , o meu chefe , os prazeres , os amigos , minha saúde física e mental . E assim eu poderia citar uma lista interminável .

Eu decido ser feliz ! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia : Sou feliz !”

Se vou sair acompanhada ou sozinha : Sou feliz !

Se meu emprego é bem remunerado ou não : Sou feliz !

Sou casada mas era feliz quando estava solteira.

- Eu sou feliz por mim mesma.

As demais coisas , pessoas , momentos ou situações eu chamo de experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza . Quando alguém que eu amo morre , eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza . Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar , ajudar , compreender , aceitar e consolar!

-Há pessoas que dizem:

-Hoje não posso ser feliz porque estou doente , porque não tenho dinheiro,porque faz calor , porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar , ou porque eu não soube me dar valor , porque meu marido não era como eu esperava , porque meus filhos não me fazem feliz , porque meu emprego é medíocre e por aí vai ....

Amo a vida que tenho , mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros .

É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade ...”

Quando eu tiro esta obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa , deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros . A vida de todos fica muito mais leve . E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos .

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande , quanto a de assumir e promover sua felicidade !

Seja feliz , mesmo que faça calor , mesmo que esteja doente , mesmo que não tenha dinheiro , mesmo que alguém tenha lhe machucado , mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário