terça-feira, 8 de junho de 2010

O Homem de Fé

Por Alisson Coimbra, Mestre Lua

Cada ser humano é entendido como um universo, todos são um conjunto de experiências e sentimentos, um conglomerado de estruturas biológicas e emocionais; as características que propiciam a esses universos uma singularidade constituem o que chamamos de personalidade, que é determinada pela formação que se desenvolve por meio do que se agrega como valor e experiência de vida. A personalidade é construída através de um processo complexo, que armazena e aglutina o conjunto de características psicológicas, que confere a cada ser humano, a possibilidade de ser um indivíduo único, dono de uma individualidade; ter personalidade é a capacidade de traduzir o que a vida propicia ao ser humano.

O universo individual, ou individualidade, tem uma relação estreita com a personalidade, partindo do princípio de personalidade como um aglomerado de importâncias, a busca do "eu" interior é a melhor forma de construir uma personalidade transformadora. Dentro dessa busca, a mais substancial é o que chamamos de fé, que acrescenta a personalidade um contexto mais profundo de entendimento no tocante a viver experiências.

A palavra fé (do grego: Pistia = Acreditar, do latim; Fides = fidelidade) simboliza o que é verdade para o indivíduo, visto que a fé transforma uma ideia ou teoria numa verdade inquebrável e imutável, muita vez íntima, muita vez globalizada, e o homem que tem fé é aquele que acredita e que é fiel a sua ideia. Todo homem de fé é um crente, aquele que crê, e alcançar uma fé íntima significa comprometer-se com o que é verdade, com o que se acredita.

Na Doutrina do Amanhecer, figura como consenso o entendimento de que o Jaguar se liga à vida espiritual pela missão, a que toda a tribo está orientada, pelos responsáveis espirituais, a comprometer-se. Em meio a essa orientação, vale ressaltar que toda missão faz uso das funcionalidades de cada elemento empregado. Somente pode-se executar e cumprir uma missão se o missionário estiver munido das ferramentas ou especializações necessárias para a execução, e em se tratando de uma missão espiritual, a ferramenta fundamental é a fé, ou seja, acreditar e ser fiel a essa missão; “Na Doutrina Espírita a fé representa o dever de raciocinar com a responsabilidade de viver”

(Carta Aberta Nº 2 – Tia Neiva).

Participar da Doutrina do Amanhecer, realizar rituais e alcançar consagrações, significa o comprometimento e a execução da missão doutrinária, mas muitos Jaguares se limitam em acreditar que isso é tudo o que significa fazer parte desse contexto mediúnico, ou ainda que isso representa tudo o que significa ser um Jaguar. Lembrando do conceito de fé que foi visto anteriormente, esta faz parte da personalidade, compõe e está agregada aos valores íntimos. Lembrando ainda o que a mentora da Doutrina pregou sobre o que significa a fé do Jaguar, ser um médium dessa Doutrina está além da compreensão limitada de execução da missão. Ser Jaguar significa muito mais do que vestir roupas diferentes e promover contactos com os espíritos, com os oráculos e as cabalas místicas, muito menos ainda significa exibir símbolos de consagrações hierárquicas, ser Jaguar está muito antes disso tudo, e muito depois também...

Mestre Jorge Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário