segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Paulo de Tarso





Paulo de Tarso

Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui educado nesta cidade, instruído aos pés de Gamaliel, em todo o rigor da Lei dos nossos pais e cheio de zelo pelas coisas de Deus, como todos vós sois agora. 

Persegui de morte esta «Via», algemando e entregando à prisão homens e mulheres, como o podem testemunhar o Sumo Sacerdote e todos os anciãos. 

Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco, onde ia para prender os que lá se encontrassem e trazê-los agrilhoados a Jerusalém, a fim de serem castigados. 

Ia a caminho, e já próximo de Damasco, quando, por volta do meio dia, uma intensa luz, vinda do Céu, me rodeou com a sua claridade. 

Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: 

‘Saulo, Saulo, porque me persegues?’ Respondi: 

‘Quem és Tu, Senhor?

’ Ele disse-me, então: ‘Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu persegues.

’ Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem me falava. 

E prossegui: ‘Que hei-de fazer, Senhor?’ 

O Senhor respondeu-me: ‘Ergue-te, vai a Damasco, e lá te dirão o que se determinou que fizesses.

’ Mas, como eu não via, devido ao brilho daquela luz, fui levado pela mão dos meus companheiros e cheguei a Damasco. 

Ora um certo Ananias, homem piedoso e cumpridor da Lei, muito respeitado por todos os judeus da cidade, foi procurar-me e disse: 

‘Saulo, meu irmão, recupera a vista.

’ E, no mesmo instante, comecei a vê-lo. Ele prosseguiu: 

‘O Deus dos nossos pais predestinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e para ouvires as palavras da sua boca, porque serás testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste. E agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o baptismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome.’

Nenhum comentário:

Postar um comentário