segunda-feira, 9 de agosto de 2010

As Chaves da Vida




As Chaves da Vida

A vida é a melhor escola que conheço no meu universo inteiro. No fundo somos almas lançadas à terra com um bloco de notas à procura de nós mesmos e de Deus. O mal é que nem sempre somos os melhores alunos e trocamos o bloco de notas por coisas que só atrasam a nossa jornada... Mas a eternidade é meiga e nunca ninguém fica para traz nesta escola, essa é a maior beleza do universo que conheço.

Uma das lições mais importantes que tenho aprendido é que nós somos o nosso maior inimigo na luta pela felicidade. Perspectiva e atitude. Esta é a chave!

Perante os mesmos eventos, problemas e alegrias que o dia a dia evoca todos temos reacções diferentes. O que seria dramático para um ser humano pode ser indiferente para outro. Nem todos temos reacções de euforia perante as mesmas coisas. O que magoa uma pessoa pode não magoar outra. O problema que se levanta a um homem pode soar a um desafio interessante para outro. Etc... E outra infinidade de exemplos.

O que conduz a tamanha diferença nas reacções humanas? - A perspectiva com que olhamos as coisas e a atitude com que as recebemos. E daqui resulta a felicidade individual de cada um.

Há uma imensidão de maneiras diferentes de olhar o mundo e as coisas. Por exemplo, se batemos com o carro a caminho do emprego diferentes pessoas encaram o evento de diferentes formas. Umas acham que é um drama e começam a lançar azedumes aos céus. Outras respiram fundo de alívio e agradecem por não se terem magoado.

A culpa nunca está no mundo fora de nós, mas sim em nós mesmos! Esta é a ilusão que mais nos separa da felicidade. Quem se apercebe desta artimanha vive em harmonia com o universo e consigo mesmo. Quem não vê a culpa de suas infelicidades em si mesmo passa uma vida arrastando-se de desarmonia em desarmonia, penando e chorando aos céus esperando sempre uma solução milagrosa quando a solução só passa pela reformulação de seu próprio íntimo.

Como ensina a Prece de Sabá, "O conhecimento de que tudo é bom, libertou-me do mal". Tudo é bom no universo, mesmo o que nos perturba não passa senão de mais um passo no nosso crescimento ou no crescimento de alguém, não fora a vida uma escola onde a ordem divina nos cerca e nos guia. Se partirmos sempre deste ponto de partida será muito mais fácil conseguir ter as perspectivas certas em todos os momentos.

Esta lição está entre as mais importantes que a professora vida já me ensinou - perspectiva e atitude. Houve tempos em que me ficava pela revolta, em que ficava pela tristeza. Hoje aprendi a ver perspectivas em vez de uma perspectiva restrita e castradora, a reformular atitudes em vez de me algemar sempre à mesma, o que conduzia sempre ao mesmo resultado emocional. Acima de tudo, aprendi que tudo quanto me magoe, entristeça, desanime, reprima ou me deixe em baixo na vida, é de completa responsabilidade minha, sou o total culpado disso (mais ninguém, nem mesmo quem me possa magoar!), e mais do que olhar para o céu preciso de olhar primeiro para dentro de mim mesmo e mudar-me de modo a tornar-me mais tolerante, mais humilde, mais sábio e mais cheio de amor perante tudo aquilo que me possa perturbar.

Como me ensinou um poema de Fernando Pessoa - é só em ti, em ti, que a vida é bela e o amor sorri. Choremos menos e amemos mais.

(TEXTO ENVIADO PELO NOSSO IRMÃO, MESTRE PAULO JORGE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário